Pastorais

Adoração ao Santíssimo

Tem por objetivos fortalecer nossa vivência eucarística e rezar pelas missões, pela vida no Brasil e no mundo.

Durante a adoração, reza-se o terço missionário pelos 5 continentes, nossa Arquidiocese e toda a Igreja. Realiza-se todas as quintas-feiras, às 17h, terminando com a benção do Santíssimo e missa.



Visitas aos Enfermos


A Pastoral da saúde é constituída por todos os Ministros da Eucaristia que se dispõem a visitar os enfermos para rezar com eles e levar-lhes a comunhão eucarística.

Ligue para nossa secretaria e agende uma visita.

Haverá uma missa de cura por semestre, com unção dos enfermos. Consulte nosso Calendário.


Ecumenismo


A pastoral ecumênica de nossa paróquia existe desde 1984. Ela assume a mesma sugestão do Papa João Paulo II: “Os cristãos católicos, pastores e fiéis, promovam o encontro dos cristãos das diferentes confissões na colaboração, em nome do Evangelho, para responder ao grito dos pobres, com a promoção da justiça, a oração em comum pela unidade e a participação na Palavra de Deus e na experiência da fé em Cristo vivo” (CNBB, Diretrizes gerais..., 1999 – 2002, nº 61, § 220).

A programação do encontro dos cristãos das diferentes confissões, principalmente Natal, Páscoa, Semana de oração pela unidade dos cristãos, reuniões, etc é desenvolvida no decorrer do ano.

Consulte nossos boletins.



16
Pastoral da Bíblia


O interesse de vários paroquianos motivou a criação de um “grupo de estudos bíblicos”, que se reúne no terceiro domingo de cada mês por cerca de uma hora.
Tem por objetivo estudar a Bíblia para melhor conhecer e ler a palavra de Deus. Praticar a “Leitura Orante” e vivê-la.



Missionárias


A Pastoral Missionária tem por objetivos: manter contato principalmente com a Maria Elilda que representa a nossa comunidade paroquial em sua missão, em Nampula, Moçambique, na África; rezar pelo sucesso dessa missão, sobretudo nas Novenas a Nª Sª do Perpétuo Socorro e nas Adorações ao Santíssimo Sacramento; angariar toda e qualquer ajuda material e financeira, para reforçar a manutenção desta ação missionária.


Dízimo


A Pastoral do Dízimo tem por objetivos: mostrar que o dízimo, como nos ensina a Palavra de Deus e a experiência cristã, é uma resposta concreta de compromisso com Deus, de quem tudo graciosamente recebemos, e com a vida da comunidade; conscientizar e motivar todos os fiéis batizados para que participem ativamente da comunidade; despertar a co-responsabilidade de cada um para com as três dimensões básicas do dízimo: a religiosa (material litúrgico, catequético, etc.), a social (solidariedade fraterna aos necessitados) e a missionária (preparação de agentes leigos, ajuda a igrejas-irmãs, etc.).

O dízimo é colhido no terceiro domingo de cada mês, antes e após a missa das 10h e das 17h30. Os dizimistas cadastrados recebem, pelo Correio, o Boletim Informativo mensal da Paróquia, após o 2º domingo.

Sugestões: incrementar a Pastoral do Dízimo e conseguir mais dizimistas: valorizar os dizimistas, dar testemunhos de dizimistas nas celebrações do terceiro domingo do mês; citar nominalmente os dizimistas no mês de aniversário.

Setembro mês do dízimo: Domingo de conscientização e valorização.

Para cadastramento como dizimista ou doações pontuais, clique aqui.


Conselhos (CPP/CAE)


Os conselhos são coordenados pelo Pároco e visam tratar dos assuntos comunitários e operacionais da vida paroquiana.

São eles:

  • CAE (Conselho de Assuntos Econômicos): visa garantir o equilíbrio nas contas da paróquia, validando e produzindo os balancetes mensais e anuais, além de prestar contas à Cúria Metropolitana. Reúne-se bimestralmente.
  • CPP (Conselho Pastoral Paroquial): coordena e decide sobre as ações das pastorais, eventos, festividades, etc...

O CPP reúne-se uma vez por mês.


Pastoral da Juventude


A Pastoral da Juventude tem como objetivo levar os jovens da comunidade a entrarem em um “processo de descoberta de si mesmos e do amadurecimento pessoal, à vivência da comunidade e à sua participação na sociedade” (Marco Referencial da P.J. no Brasil, cap 4).

Por isso, o Grupo é “um lugar de crescimento, amadurecimento, formação e realização pessoal e comunitária, porque cria laços profundos de fraternidade, onde cada um é reconhecido como pessoa e valorizado como tal.

Permite partilhar critérios, valores, visões e pontos de vista. Ajuda a enfrentar os desafios desta etapa de vida, decisiva para o amadurecimento na fé e à integração social. Educa para olhar e descobrir junto com os outros, a realidade, partilhar experiências e desenvolver os valore da vida em comunidade” (Ibidem).

As reuniões do Grupo são realizadas no 4o domingo, no Salão Paroquial, após a missa das 17h30.


Pastoral da Comunicação


A Pastoral da Comunicação trabalha reunindo os registros atuais e históricos da igreja e suas equipes. Tem como objetivo partilhar com a comunidade a caminhada pastoral da Paróquia dentro das seis dimensões* da “Diretrizes Gerais da CNBB”, ajudando na formação da opinião cristã e na divulgação dos valores do Reino, através do Boletim Informativo enviado por correios a dizimistas e na internet para os cristãos que acompanham os trabalhos da Igreja online, após o segundo domingo de cada mês.

O Boletim é distribuído aos não dizimistas nas Missas do terceiro domingo de cada mês.

Tem ainda como por objetivo a participação das pessoas residentes na área da paróquia na vida de nossa comunidade através da página institucional na Internet (www.paroquiabomjesusdospassos.com.br) ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Estes seis objetivos foram tomados “como ponto de partida” para o estabelecimento de “seis linhas fundamentais de trabalho”, a saber: a unidade visível da Igreja, a ação missionária, a catequese, a liturgia, o ecumenismo e a presença da Igreja no mundo. Elas se tornaram um “quadro de referência para a nossa ação pastoral”.


Pastoral da Acolhida (Cafézinho aos Domingos)


A Pastoral da Acolhida tem por objetivo permitir que os membros da comunidade confraternizem-se e recebam de braços abertos os novos frequentadores da paróquia. Após as missas das 10h de domingo, é servido um cafezinho com bolo para possibilitar esta convivência (exceto nos meses de Janeiro e Julho).



Pastoral das Ruas


A Pastoral das ruas tem como objetivo, colocar a Paróquia Bom  Jesus dos Passos a serviço dos moradores das ruas a ela pertencentes.  O intuito é levar ao conhecimento dos mesmos, celebrações, festividades, encontros, novenas, eventos, etc e atender a suas eventuais solicitações.

Não deve conceber-se a Paróquia apenas como centro de serviços religiosos assistenciais à disposição dos paroquianos neles interessados, mas, sobretudo como verdadeira comunidade de fé, de comunhão fraterna e de irradiação apostólica (Carta Pastoral de D. Odilo).

  • Origem da Pastoral das Ruas

A pastoral originou-se de um estudo realizado com  o Pe. Gino Moro em 2007. Na época, Diretor Internacional do Serviço de Animação Comunitária do MMM, para o projeto Nova Imagem de Paróquia,  no qual partimos da realidade à possibilidade,  do tamanho da distância entre o que queremos e o ideal, ou seja, se as pessoas não vêm a Paróquia, vamos  nós a elas.

Iniciamos o trabalho com o levantamento das ruas pertencentes à Paróquia  Bom Jesus dos Passos. Após este levantamento foi feita a solicitação durante as missas aos paroquianos, para se prontificarem a serem Anjos de rua (Padrinhos e Madrinhas).

O referido reconhecimento Paroquial pelos Anjos de rua se deu da seguinte forma: - levantamento de quantas casas comerciais, residenciais e prédios de apartamento em cada uma das 44 ruas pertencentes à Paróquia. A contagem estimada foi de 580 casas comerciais, 413 casas residenciais, 170 prédios de apartamentos.

A partir daí a principal função desses Anjos é sempre “rezar” pela referida rua além de divulgar todos os eventos e celebrações da Paróquia. Outra atividade dos Anjos consiste em tentar organizar grupos para estudar documentos eclesiais e promover novenas.

Como fruto dos encontros verificamos que diversos grupos estão pedindo periodicamente ao Padre Vitor e ao Diácono celebrações nos lugares de encontro.

  • Meta a ser atingida

Que os participantes dos grupos dividam seus anseios e aos poucos o grupo entre em clima de ajuda mútua psicológica e material.

Temos também como proposta entrar em contato com hospitais e casas de repouso, pertencentes à região, para visitação e eventualmente evangelização, em conjunto com a Pas. da Saúde.

  • Datas das Reuniões

As reuniões são realizadas em datas aleatórias em função das divulgações a serem feitas.